5 dicas para viajar barato e gastar pouco com alimentação

Gastar pouco com alimentação enquanto viajo é algo que sempre tento seguir. E, para ajudar, juntei algumas dicas para viajar barato e gastar pouco com alimentação durante a viagem. Faço isso, principalmente, em viagens de longa duração, quando a grana está curta (o que é quase sempre) ou quando o custo de vida do lugar é relativamente alto. Mas menos dinheiro com alimentação não significa necessariamente comer mal ou só em restaurantes fast food. É possível ter uma dieta relativamente saudável, experimentar a comida local e não ganhar quilinhos a mais sem ter que estourar o seu orçamento.

Veja nossas 5 dicas para viajar barato e gastar pouco com alimentação 🙂

1. Não comer todas as refeições em restaurantes e cafés

Adoro comer fora e experimentar a culinária local, mas isso não quer dizer que tenha que ser o tempo todo. Faça uma ou duas refeições principais fora por dia – como só almoço, ou então almoço e janta. Leve consigo lanchinhos para turistar durante o restante do dia. Uma ideia boa e bem prática de lanche é sanduíche natural básico de pesto, tomate e queijo, uma fruta e água.

5 dicas para viajar barato e gastar pouco com alimentação durante a viagem10
Eu e minha inseparável sacola de supermercado com torradinhas e água.

2. Ir a feiras ou mercados de comidas e produtos locais

Mas que sejam frequentados por locais! Esse tipo de lugar – sempre presente em grandes centros urbanos – é um poço de oportunidade para aprender mais sobre a culinária e cultura local, comer e conhecer pessoas da cidade. Além de ser mais das dicas para viajar barato no quesito alimentação, pois possivelmente ficará mais em conta que nos outros locais, como restaurantes e afins.

5 dicas para viajar barato e gastar pouco com alimentação durante a viagem Mercado San Telmo
Mercado San Telmo, em Buenos Aires.

3. Comer onde as pessoas de lá comem ou em lugares recomendados por eles

É ótimo quando se acha aquele lugar legal do nada ao perambular pela cidade. Mas até hoje, os restaurantes melhores e mais em conta que fui em viagens encontrei através de dicas de locais.

5 dicas para viajar barato e gastar pouco com alimentação durante a viagem Restaurante Three Golden Lions
Restaurante Three Golden Lions (Uhelný trh 420/1, Praga), indicado pela moça do hostel e um dos melhores que fui durante a estadia na cidade.

4. Use e abuse de supermercados

Nem toda cidade conta com grandes redes de supermercado ou algo do tipo, mas não deixe de perguntar! Frequentemente, encontro opções de lanches e refeições prontas ou semiprontas neles, como sanduíches, saladas, frutas esterilizadas e picadas. Sem contar que é a opção mais barata para comprar aquelas coisas de dia-a-dia como água, sucos, chocolate, biscoitos e bebidas.

5. Aproveitar o café da manhã da hospedagem

Não são todos os hostels, hotéis e afins que oferecem café da manhã. Inclusive, se for este esse o caso, lembre-se da dica 4! Caso haja, nem que seja um café da manhã super simples, coma, leve uma fruta para depois, faça um sanduíche para mais tarde. O café é daquele fenomenal digno de foto mas está sem fome? Pegue o que te apetece, embale e faça um picnic\brunch em algum parque. Uma forma de já estar preparado para isso é sempre levar em viagem aqueles saquinhos com fecho.

5 dicas para viajar barato e gastar pouco com alimentação durante a viagem Pousada Chalés Pôr do Sol
Café da manhã na Pousada Chalés Pôr do Sol, em Tiradentes, Minas Gerais.

Gostou das dicas para viajar barato e gastar pouco com alimentação durante a viagem? Tem mais alguma dica legal, dúvida ou elogio? Escreva logo abaixo 🙂

2 comentários em “5 dicas para viajar barato e gastar pouco com alimentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *