Checklist de 17 coisas obrigatórias para um bom hostel

Ficar em hostel é algo que faz parte de minhas viagens desde a primeira vez que fui para fora do Brasil, há (muitos) anos atrás. Se eu pudesse escolher hospedagem sem olhar o preço provavelmente ficaria beeeeem menos nesse tipo de acomodação. Não porque são ruins, mas por já estar querendo lugares mais sossegados e ter mais conforto para dormir. Isso não quer dizer que eles tenham que ser desconfortáveis ou que não possam ter o mínimo de estrutura para nos receber. Isto é, algumas coisas obrigatórias para um bom hostel que tornarão sua estadia agradável.

Ao planejar as áreas de um hostel, é necessário que se tenha em mente o tipo de pessoa que vai se hospedar ali. É bom saber também o que ela precisa, dentro do esperado nesse tipo de acomodação mais em conta, claro. Pensando nisso e no que o viajante deve prestar atenção ao reservar um hostel, resolvi fazer um checklist de 17 coisas obrigatórias para um bom Hostel. Essa lista pode ser útil tanto para quem é dono/trabalha em um hostel, quanto para nós viajantes que podemos dar dicas ao hostel de como melhorar.

Veja nossa Checklist de 17 coisas obrigatórias para um bom Hostel

1. Escaninho grande

O grande não quer dizer um armário. Mas sim um lugar que caiba seus pertences, de preferência TODOS eles, incluindo a mala. Pode ser o habitual gavetão embaixo da beliche ou um escaninho com as partes individuais maiores. No caso do escaninho, é sempre bom lembrar que nem todo mundo tem dois metros de altura. Assim, é importante que as partes mais altas não sejam tão altas. Imagine colocar uma mala inteira quase acima da sua cabeça? Outra coisa importante é a segurança do escaninho. Eles devem ter a chave (que será entregue no check in) ou ter a entrada para (qualquer tipo) de cadeado.

coisas obrigatórias para um bom Hostel
Foto: Tyler Nienhouse.

2. Tomada e luminária individuais

Como um hostel é um lugar coletivo, a convivência fica (bem) melhor quando há uma lâmpada individual para cada cama no dormitório. Isso permite fazer algo num quarto escuro sem incomodar o coleguinha que está dormindo. Mais importante ainda (para aqueles viciados nas tecnologias) são as tomadas. Ter uma do seu ladinho é fundamental para virar a noite carregando o seu smartphone, para usá-lo no passeio do dia seguinte, como também poder desligar o despertador em tempo ágil.

Tomada em hostel é o tipo de coisa que quanto mais, melhor! Somos seres que precisam de tomada, principalmente, em viagem. Um smartphone faz parte da vida de praticamente todo viajante e a bateria dele dura muito pouco, ainda por cima quando usado frequentemente – como para tirar fotos por exemplo. Isso sem contar os outros (vários) dispositivos móveis e eletrônicos.

coisas obrigatórias para um bom hostel
Foto: Barnacles Budget Accommodation

3. Água gratuita para beber

Imagine se toda vez que você quiser tomar água, tiver que comprar??? Isso é o tipo de “gentileza” em um hostel que faz a vida de qualquer um bem mais confortável e é de baixo custo. Não precisa ser água mineral! Várias são as opções: filtro de barro, aqueles de colocar direto na torneira, os elétricos, as geladeiras que já vêm com filtro… Outra coisa legal de oferecer de graça e também barato são café e chá.

oisas obrigatórias para um bom Hostel 8

4. Recepção 24 horas, ou pelo menos, até tarde

Isso pode sair caro, em função da contratação de funcionários e afins, mas é algo que faz a diferença. Vôos, ônibus e trens podem chegar de madrugada. Não poder entrar na hospedagem pode virar um pesadelo. Alguns lugares amenizam isso pedindo que informe, caso chegue fora do horário de funcionamento. No entanto, não são todos que leem esse tipo de regra quando está fazendo a reserva. Além disso, sempre é bom ter alguém na recepção, caso precise de algo como uma dica de balada, lanchonete de madrugada ou algo do tipo, ou mesmo te ajudar a entrar porque você perdeu a chave…

5. Área de socialização

Para mim, um hostel sem uma área comum agradável que proporcione interação entre os hóspedes não é um hostel de verdade. É essa uma das grandes vantagens de se hospedar nesse tipo de acomodação e esta deve sim se preocupar em ajudar nisso. As melhores que já vi eram uma mistura de sala com bar onde havia – no horário de happy hour – drinks e cervejas, como até mesmo comidas. Isso pode ser inclusive uma outra forma de se fazer uma grana extra no hostel.

coisas obrigatórias para um bom Hostel 9

6. Banheiros equipados e limpos

Tem coisa pior que querer tomar banho e o banheiro estar aquela inhaca de sujo?? Tem coisa mais chata que levar TUDO que você precisa para se banhar – toalha, sabonete, shampoo, condicionador, pente, roupa limpa, etc. – e não ter onde colocar?? Não precisa ser aquele lindo banheiro de hotel espaçoso e confortável, mas algo digno com ganchos e uma cadeira para colocar suas coisas, e que seja limpado mais de uma vez por dia. É fundamental também que seja arejado ou tenha exaustor, para que não dê mofo ou cheiros indesejados. Outra coisa que facilita é quando a parte do vaso é separada do chuveiro!

7. Cobertor

Ter cobertor em quarto de hostel deveria lei! Sejam em lugares com clima de frio ou não. No caso de cidades quentes, como o Rio, grande parte dos hostels tem ar condicionado nos dormitórios, o que faz o cobertor extremamente necessário. O ideal, para alguém alérgica como eu, é que ele seja daqueles laváveis e com capa, pois assim é mais fácil de mantê-lo limpo para cada novo hóspede.

coisas obrigatórias para um bom hostel
Foto: Hubert Figuière.

8. Coisinhas para cozinhar – utensílios domésticos, sal, óleo, temperos

Felizmente, foram pouquíssimos os hostels que fiquei que não tinham cozinha para uso dos hóspedes. Ter um lugar para cozinhar ou fazer um lanche é super importante! E para cozinhar é essencial que a cozinha esteja equipada com utensílios. Sejam eles panelas, copos, pratos, talheres, espátula, escorredor, ralador, etc., mas também o básico de ingredientes que alguém precisa para cozinhar. Ou seja, sal, óleo, temperos, chás… Imagine-se em um mochilão carregando uma garrafa de óleo ou azeite de cidade em cidade? Ou então, comprando uma nova garrafa toda vez que for cozinhar. Caso o hostel não queira arcar com esse tipo de custo, uma solução sustentável é criar um espaço para os hóspedes deixarem ingredientes não perecíveis que não forem usar para uso coletivo.

coisas obrigatórias para um bom hostel
Foto: kennejima.

Veja também 5 dicas para viajar barato e gastar pouco com alimentação.

9. Lixeiras

Sabe quando você está organizando suas coisas para fazer a mala/mochila para ir para o próximo destino e surgem vários papéis e lixos do além? Então, uma lixeira no quarto ajuda muito nesse tipo de situação e em várias outras. E não só no quarto! Acredite ou não, já fiquei em muitos hostels que não tinham lixeiras em lugares esperados como em banheiros e áreas convivência, mas somente na cozinha.

10. Mapas

Ter um mapa para ajudar a se orientar pela cidade é sempre útil. Em viagens para o exterior, ter um mapa se torna mais necessário ainda, pois no geral não se tem a internet móvel no celular. Isso sem contar que mesmo tendo o mapa no celular, este pode acabar a bateria… E também dependendo do lugar é bom evitar mexer no celular o tempo todo. Oferecer mapas à disposição pode ser inclusive gratuito, através de parceiros ou órgãos públicos de turismo. Uma vez fiquei em um hostel em Lisboa que não só tinha mapas, mas que nele marcavam o que achavam essencial para o turista saber, como a estação de metrô mais próxima do hostel, os principais pontos turísticos e onde pegar transporte público para passeios mais afastados do centro.

coisas obrigatórias para um bom Hostel
Eu em Dublin com um mapa que peguei no hostel.

11. Alguém que conheça a cidade e saiba dar dicas

Nem tudo se acha na internet e nada melhor que ter alguém que conhece a cidade bem e tenha boa vontade para dar dicas sobre transporte, passeios, baladas, restaurantes, etc. E, para se ter esse tipo de conhecimento não basta simplesmente morar na cidade, é preciso passear e ser também um turista nela!

12. Lugar adequado para colocar suas roupas e toalhas para secar

Eu sempre achei que isso fosse algo muito lógico. Mas percebi que não é depois de ver que em VÁRIOS hostels os banheiros de uso compartilhado não estavam preparados para alguém pendurar/colocar a toalha, roupa suja, roupa limpa, necessaire, shampoo e condicionador, sabonete, e afins. Alguns até tinham, mas ainda ficavam encharcados depois do banho. É pedir muito? Talvez sim, mas tudo isso é necessário para quem não quer entrar e sair do banheiro somente de toalha.

13. Quartos arejados

Isso pode parecer estranho, mas já vi mais vezes do que gostaria quartos tão fechados e sem circulação de ar que era desagradável ficar neles. Caso a janela do quarto tenha que ficar fechada o tempo todo por causa do clima frio (ou quente) do lugar, o ideal é que tenha algum outro tipo de circulação de ar. Ficar em um lugar fechado o tempo todo com várias pessoas não é nada agradável e pode dar uma vibe de abafado para os hóspedes.

coisas obrigatórias para um bom hostel
Foto: Sergey Ivanov.

14. Espelho

E essa dica vale para todos os tipos de quartos (femininos, masculinos ou mistos) coletivos ou privativos. Ter um espelho para arrumar o cabelo, dar uma olhada se o look ficou bom, passar maquiagem e afins é fundamental! De preferência daqueles mais compridos que dá para ver o corpo todo.

15. Número de banheiros proporcional ao de camas

Imagine-se morrendo de vontade de fazer xixi ou número dois, ou mesmo super necessitada(o) de um banho, e tendo que esperar um bom tempo para conseguir fazer isso… É o que provavelmente irá acontecer em um hostel que não tenho um número suficiente de banheiros para sua quantidade de hóspedes. O ideal é que os lavabos sejam separados dos chuveiros, pois assim quem toma banho não ocupa o lugar de quem precisa somente usar a pia e/ou o vaso.

coisas obrigatórias para um bom hostel
Foto: Ana Paula Hirama.

16. Guarda volumes

Saber que seus pertences estão são e salvos enquanto se passeia pela cidade é fundamental! O ideal em um quarto coletivo de hostel é que haja um guarda volumes maior para a mala e, sonhando alto, um menor ao lado da cama com tomada para deixar o celular carregando enquanto está no café da manhã, tomando banho, ou algo do tipo.

17. Wifi de qualidade e gratuita

Pasmem, já fiquei em um considerável número de hostels – inclusive no Brasil – cuja rede Wi-Fi não conseguia atender todos os hóspedes. Wifi grátis e de qualidade, para mim e acredito para grande parte da humanidade, é de extrema importância em uma viagem. Não dá para viver só de 3g (ou 4g), afinal custa dinheiros e acaba rápido. Como que conversa com o coleguinha por skype, hangout, facetime, etc., assiste Netflix, posta foto, faz upload de vídeos só com a rede móvel??? Não rola.

*Foto de capa por Matthias Ripp.

Gostou do Checklist de 17 coisas obrigatórias para um bom hostel, tem alguma dúvida ou sugestão? Conte para a gente aí embaixo 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *