Dicas de como escolher lugares para viajar nas férias

Será que é tão difícil assim escolher apenas um entre infinitos lugares para viajar nas férias? A gente acha que não! No post de hoje nós vamos te ajudar a escolher o melhor destino para que suas férias sejam incríveis e inesquecíveis. Vamos lá?

Como escolher lugares para viajar

O que você precisa saber antes de viajar

Clima e tipo de cidade

Antes de viajar, a primeira coisa que você deve levar em consideração é o seu perfil: você gosta mais de lugares frios ou quentes? Cidades grandes ou natureza? Praia ou montanha? Tudo isso vai pesar bastante na hora da escolha. Afinal, não adianta amar calor e viajar para o sul do Brasil no inverno, não é? Por isso, não se esqueça também de pesquisar sobre os climas e a melhor época para visitar os lugares que você tem em mente.

 

Idioma

O idioma é um dos fatores mais importantes na hora de escolher um lugar para viajar nas férias. Afinal, nem todo mundo domina o inglês ou espanhol, que são as línguas mais “fáceis” para os brasileiros. Se você ainda prefere nosso bom e velho idioma, um bom destino é passear pelas cidades incríveis de Portugal ou outros países que falam português, como Cabo Verde, na África.

Por outro lado, muita gente gosta de se aventurar e não se importa em conhecer lugares onde os dialetos são muito diferentes do português. Tudo vai depender da disposição e perfil de cada um. Em todo caso, vale a pena estudar um pouquinho a língua do local escolhido, pelo menos para poder cumprimentar, dizer obrigado e fazer perguntas simples.

Dinheiro disponível

Não adianta querer fazer uma viagem incrível se o seu orçamento não comporta. Procure saber exatamente quanto pode gastar e coloque no papel todas as despesas possíveis como alimentação, hospedagem e passeios turísticos.

Se a grana está curta, mas mesmo assim você deseja um destino internacional, tente procurar por países onde existe maior facilidade de câmbio. Argentina, Bolívia e Tailândia podem ser boas escolhas.

Ah, e não se esqueça dos custos com passagens ou combustível, documentação e vacinas (caso vá para o exterior).

Tempo

Quantos dias você terá disponível para viajar? Será que realmente vale a pena conhecer 3 ou 4 cidades em apenas uma semana? Quanto tempo pode demorar para visitar as atrações turísticas que você quer ver? Tudo isso também deve ser observado antes de fechar uma viagem.

Se você tem pique para curtir muitas atrações em poucos dias, vá em frente! Já se você gosta de fazer tudo com calma, a dica é escolher apenas uma o ou no máximo duas cidades. Assim você pode curtir cada minuto com muito mais tranquilidade.

Documentação

Decidiu viajar de última hora e ainda não tem passaporte ou visto? Então respire fundo e deixe a viagem internacional para as próximas férias. Já se você tem um tempo maior para planejar, já comece o quanto antes. Esses documentos podem levar um bom tempo para ficarem prontos, sem contar o dinheiro gasto. Faça tudo com muita calma, assim você evita que o visto seja negado e que a viagem demore ainda mais.

Leis do local

Antes de viajar, não se esqueça de pesquisar sobre os costumes e leis do local escolhido. Se o país for muito religioso, por exemplo, fique atento para não ter atitudes que possam ofender as pessoas que moram lá.

Em algumas cidades como Londres e Nova York, por exemplo, é proibido ingerir bebidas alcoólicas na rua e em Dubai você pode ser barrado por não estar vestido apropriadamente.
Por isso, pesquise muito para saber se está disposto a seguir as regras de cada lugar.

Viajar nas férias ou na baixa temporada?

Nas férias escolares, também conhecida como alta temporada, geralmente os preços são mais altos e as cidades mais cheias. Por isso os hoteis, restaurantes e estabelecimentos comerciais cobram bem mais por seus produtos e serviços. No Brasil, esse período corresponde aos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho. Em outros países, principalmente na Europa, a alta temporada também corresponde aos meses de férias e principalmente ao verão.

Muita gente escolhe tirar férias na alta temporada por conta dos filhos, porque assim também podem curtir ao lado deles. Mas, se você ainda não viaja com a família, uma boa pedida é escolher datas na baixa temporada, pois o custo é bem menor. Além disso, como as cidades estão mais vazias, é provável que seja muito mais tranquilo visitar todas as atrações disponíveis, sem ter que encarar muitas filas.

Dicas de lugares para viajar nas férias

Deserto do Atacama, Chile

Para quem tem um estilo mais aventureiro o Deserto do Atacama, no Chile, é uma excelente escolha. Os visitantes podem fazer trilhas nos vulcões e salares, além de visitar as lagoas de Meñiques e Miscanti.

Trancoso, Bahia

Trancoso é um paraíso para quem deseja viajar a dois. Suas belas praias, excelente gastronomia e cantinhos rústicos fazem tudo ficar ainda mais romântico. Além disso, possui preços para todos os bolsos, podendo ser uma ótima escolha para quem não quer gastar muito.

Barcelona, Espanha

Barcelona é uma opção para quem gosta de cidades agitadas e muita festa. Seus inúmeros museus e monumentos históricos atraem milhares de turistas todos os anos, sem contar as famosas festas típicas e casas noturnas que agitam qualquer um.

Ouro Preto, Minas Gerais

Ouro Preto é quase como uma mina de tesouros do Brasil. Recheada de muita história, a cidade ainda é o local ideal para se deliciar com a gastronomia mineira e conhecer mais de perto a arquitetura colonial. Para quem gosta de festivais culturais, no mês de julho sempre rola o Festival de Inverno da UFOP, que é sempre cheios de atrações.

Lisboa, Portugal

Para quem deseja fazer sua primeira viagem internacional, Lisboa é uma dos destinos mais escolhidos. Além da vantagem do idioma, os turistas brasileiros sempre se encantam com a gastronomia, paisagens e museus que acabam contando também um pouco da história do Brasil.

E aí, já deu para ter uma ideia dos melhores lugares para viajar nas férias? Espero que nossas dicas tenham te ajudado. E se durante o post você teve uma ideia sobre outro local bacana para viajar, deixe aqui nos comentários!

Ah! Não deixe de compartilhar esse post em suas redes sociais. Vai que você convence seus amigos a partirem com você? 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *