Relembre a MTV de 20 anos atrás com os melhores clipes de 1997

O MÚSICA VIAJANTE ALIOU FORÇAS COM A TURMA MUSICAL DO CINEMA DE BUTECO PARA PREPARAR UM RANKING DEFINITIVO COM OS MELHORES CLIPES DE 1997. O resultado você confere logo abaixo numa lista completa com mais de 20 vídeos que te farão voltar no tempo (ou conhecer verdadeiros clássicos da MTV). Textos por Tullio Dias e Graciela Paciência.

PS: Enquanto produzia essa lista senti uma imensa vontade de falar também sobre os clipes de 1996, afinal deixar de lado “One Headlight”, do Wallflowers; “Wannabe”, da Spice Girls, “Virtual Insanity”, do Jamiroquai; dentre outros; foi muito doloroso.

60- “Quit Playing Games (With my Heart) – Backstreet Boys

Vamos começar bem com bagaceira? Vamos. Esse clipe possui uma história engraçada (prefiro falar dela do que do final com todos os rapazes tirando a camiseta na rua durante a chuva). Apesar de ser uma faixa gravada em 1995, o clipe só foi gravado um dia depois, sendo que o lançamento aconteceu somente em 1997.


59- “Loco” – Coal Chamber”

A bagaceira não pode acabar. Numa época em que o new metal começava a engatinhar, o Coal Chamber lançou um clipe pesadão com uma história digna de filme de terror trash.


58- “Janaína” – Biquíni Cavadão

Primeira banda nacional da nossa lista, o Biquíni Cavadão apareceu direto na MTV com o sucesso de “Janaína”. A música fala sobre a luta de uma moça (a tal da Janaína) para vencer as dificuldades da vida.


57- “Bitch” – Meredith Brooks

Os primeiros segundos do vídeo nos faz lembrar exatamente como era assistir aos clipes da MTV sem precisar se preocupar com a estética ou apuro técnico das produções. O negócio era deixar a TV no volume máximo e curtir loucamente. E não, cara, essa música não é da Alanis Morissette.


56- “Lovin’ Every Minute” – Lighthouse Family

Mais que os efeitos visuais bizarros, repare no visual do vocalista. Claramente um cara que relutava para deixar os anos 1980 para trás sendo brega pra caralho na década seguinte. Como não amar?


55- “Uh La la la” – Alexia

Mais anos 1990 que esse vídeo da cantora italiana Alexia, só dois dele. Um dos grandes sucessos de 1997, a faixa era presença garantida na MTV.


54- “Staring at the Sun” – U2

Uma das melhores faixas da carreira do U2 não tem um clipe decente disponível no YouTube. “Staring at the Sun” faz parte do disco POP, nono trabalho de estúdio dos irlandeses que estão com viagem marcada para o Brasil em outubro de 2017. Será a quarta passagem a banda por aqui – quinta, se considerarmos o show especial que eles fizeram pro público da Globo no começo dos anos 2000.

 


53- “Heloísa, Mexe a Cadeira” – Vinny

Num papo recente com o pessoal do Audiograma, acabei fazendo uma leitura bem diferente desse clássico da nossa música popular. Vinny é um verdadeiro poeta da putaria incompreendido. Caso você nunca tenha assistido a esse vídeo antes, essa é uma oportunidade de ouro!


52- “The Memory Remains” – Metallica

Colocando em pauta a relação que temos com dinheiro, fama e sentimentos, sem deixar de lado o peso de suas músicas, a banda toca em uma plataforma alheia à gravidade. A participação de Marianne Faithfull dá um toque sombrio à música e ao clipe.


51- “Ugly” – Jon Bon Jovi

“Ugly” é o grande hit do Jon Bon Jovi longe da banda que leva o seu nome. A faixa faz parte do álbum Destination Anywhere, numa época em que Jon ainda precisava dividir a parte criativa da banda com o (ex?) amigo Richie Sambora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *