Pontos turísticos: o que fazer em Sarajevo

Escolher os pontos turísticos que visitarei antes de viajar é uma das coisas de que mais gosto. Leio sobre a história do lugar, os pontos turísticos mais famosos, os restaurantes e as comidas típicas, os museus, os bares… Com Sarajevo não foi por menos. Famosa pela recente guerra ocorrida na década de 90, Sarajevo está na minha lista há um bom tempo. E, em um mochilão em junho de 2016, consegui realizar essa vontade.

Estava em Split, na Croácia, e segui viagem de ônibus para Sarajevo. Fiquei duas noites na cidade, o que deu em torno de dois dias e meio de passeios. Mas ainda quero retornar para visitá-la com mais calma. A lista de postos turísticos e passeios que segue abaixo foram aquilo que mais achei de bacana para fazer em Sarajevo. Ela foi feita para quem tem em torno de três dias de viagem e está separada por dias. Mas é possível adaptá-la de acordo com o seu roteiro.

Veja Pontos turísticos: o que fazer em Sarajevo.
Dia 1: passear a pé e apreciar a vista

O primeiro dia que se chega em uma cidade é mais corrido ou cansativo. E foi isso que aconteceu comigo, depois de um bus super cata-jeca de Split para Sarajevo. Por isso, faça uma programação mais light. Sugiro que ande de bobeira pelo centro da cidade, de preferência começando pela parte austríaca em direção ao lado turco. Passe pela linha que separa esses dois lados da cidade (Sarajevo Meeting of Cultures) – se for dessas, tire a selfie.

pontos turísticos
Uma das ruas na parte austríaca da cidade.

Na rua onde fica essa marca – Sarači, há vários restaurantes, lanchonetes e cafés. Sugiro que compre uma daquelas tortas salgadas e continue o passeio. Comi uma de queijo e uma de carne que pareciam um pão recheado que estvam muito boas. Perambule pelas ruas e suas milhares de lojas. Siga em direção ao Bastião Amarelo. De lá, tem-se uma linda vista da cidade e é um bom lugar para ver o pôr do sol. Quando fui, tinha um café que estranhamente não bebia cerveja, mas ok…

pontos turísticos
O Viennese Cafe.

No caminho de volta, volte pela rua paralela à Sarači. Na parte turca, ela chama Kundurdžiluk e na austríaca Zelenih beretki. Já do lado austríaco da rua, há o lindo Viennese Cafe. Dizem que foi nele que o Bono escreveu a letra da música Miss Sarajevo, sobre a guerra que ocorreu e o cerco à cidade realizada pelos sérvios. Se não estiver no clima desse tipo de lugar, há em frente ao café um bar chamado City Pub. Segundo uma das moradoras da cidade (que foi nossa guia em um free walking tour), esse é o ÚNICO bar que não é controlado pela máfia!!!

pontos turísticos
O bar City Pub.

Veja também 5 Melhores destinos na Europa para viajar barato.

Dia 2: Galeria 11/07/95, Free Walking Tour e Túnel da Esperança, Free Walking Tour

Quando fui à cidade, fiquei no Hostel Franz Ferdinand que é super bem localizado. A decoração do hostel conta a história do assassinato do arquiduque Franz Ferdinand e o início da Primeira Grande Guerra. No dia de chegada, vale a pena pedir para o pessoal da recepção marcar a visita ao Túnel da Esperança e reservar o lugar no free walking tour.

Tente acordar cedo e tomar aquele café da manhã reforçado. Vá primeiro à Galeria 11/07/95. Ela abre às 9 da manhã e fala, por meio de fotos, do genocídio ocorrido durante o cerco na cidade. Depois da visita siga para o Franz Fernand, que fica a uma quadra da galeria. Todos os dias, às 11 da manhã, sai o free walking tour do hostel. Fiz o tour com a Amina e adorei! Ela contou sobre a história da cidade, da guerra, de quando era criança durante o conflito, de qual bares são legais e outras dicas 🙂

pontos turísticos
A pequena parte do túnel aberta no museu.

Faça um almoço rápido e vá para o Túnel da Esperança. Optei por contratar um tour, pois é o lugar afastado do centro e de difícil acesso. O guia nos buscou, contou um pouco sobre a história do túnel e dos lugares que passamos no caminho até lá. O túnel é um dos ponstos turísticos OBRIGATÓRIOs em Sarajevo. Ele me fez ter uma maior noção de como era a vida das pessoas durante o cerco que o sérvios fizeram. Foi pelo túnel – construído pelos moradores – que eles conseguiam transportar alimentos, medicamentos, outros itens necessários à sobrevivência e até mesmo pessoas doentes. A sobrevivência de vários deles se deu muito por causa do túnel.

Dia 3: Prédio da Prefeitura e centro histórico turco

Sempre deixo o último dia de viagem com uma programação mais tranquila. Assim, acordaria mais tarde… Almoce em algum lugar legal da cidade. O meu favorito desse mochilão Europa foi o Apetit (Gazi Husrev-begova 61), em Sarajevo. Ele é bem pequeno, então faça a reserva no dia que chegar. Não há cardápio e o chefe prepara aquilo que você quiser com os produtos fresco do dia. Ou então, você pode escolher a opção supresa. O próprio chefe fará o que quiser! Há o cuidado de perguntar sobre alergias. Claro que escolhi a segunda opção e não me arrependi! Se tiver pouco tempo no último dia, reserve-o para o dia anterior.

pontos turísticos
O restaurante Apetit.

Depois do almoço, ande mais um pouco pelo centro histórico da parte turca da cidade. Nele há várias lojinhas de produtos típicos. O meu favorito foram as lojas que vendem utencílios relacionados a café. Beber café é algo bem tradicional e eles o fazem de forma bem parecida com os turcos… Conhecemos um senhor que faz essas peças à mão e era a coisa mais fofa da terra! Ele nos contou sobre os tempos da guerra, sobre a tradição do café em seu país e nos ensinou a moê-lo.

pontos turísticos
O senhor da loja de artesanato.

Para fechar o dia, siga para o prédio onde era a prefeitura de Sarajevo: Vijecnica. Atualmente museu, ele foi destruído na guerra e depois completamente reformado. O prédio é simplesmente MARAVILHOSO e um símbolo da cidade. Um exemplo disso é o episódio relacionado ao herdeiro do trono austro-húngaro, Francisco Ferdinando. Após escapar de uma tentativa de assassinato em uma recepção em Vijecnica, ele foi assassinado próximo ao local. E esse foi o motivo de início da Primeira Grande Guerra.

Veja também Preciso de visto para viajar para os países da Europa?

Gostou de nossas dicas de pontos turísticos em Sarajevo? Tem alguma dúvida ou sugestão? Conte pra gente aí embaixo 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *