O que quer dizer a letra de “Volcano” (Damien Rice)?

Estamos de volta para mais uma análise da obra de Damien Rice. Como prometido na edição anterior, quando comentei sobre “Delicate”, desta vez prossigo comentando um pouco dos versos de “Volcano”, faixa 2 do disco O, de 2002.

Como falei semana passada, o disco (e parte da obra de Damien Rice) fala sobre uma única história de amor tóxico entre dois amantes. “Delicate” apresenta o protagonista que sofre com a relação e como se envolve cada vez mais profundamente com alguém que não parece sentir o mesmo. “Volcano” é mais explícita – e com uma levada ainda mais sensual, o que dá um toque de sadismo delicioso para a canção.

Os versos iniciais falam sobre submissão (não aquela…) e de alguém que sabe o que quer. “I kissed your mouth and back / But that’s all i need“, ou seja, é um ponto bem claro que não existe um relacionamento emocional, mas físico. Isso basta para o narrador da primeira parte de “Volcano”.

Ele (ou ela) continua com seu arsenal de frieza ao tentar convencer que a outra parte está se iludindo e que uma relação amorosa entre eles é impossível. “What I am to you is not real / What I am to you you do not need / What I am to you is not what you mean to me / You give me miles and miles of mountains / And I’ll ask for the sea“.

Os últimos versos são muito importantes para entender o que se passa na cabeça da pessoa: por maior que seja o esforço da outra parte, nada será o suficiente para sua satisfação.

Já a segunda parte coloca o mesmo protagonista de “Delicate” respondendo os versos e dizendo que sabe que está se enfiando em algo perigoso e que precisa disso (“Is just what i’m going through / This is nothing new / No no just another phase of finding what I really need / Is what makes me bleed / And like a new disease she’s still too young to treat“).

Por último um detalhe curioso: quando Damien Rice (28) e Lisa Hannigan (20) se conheceram, existia uma diferença de 8 anos de idade entre os dois. Muito se fala sobre o quanto o cantor deixava seus problemas com bebidas interferirem em suas relações e como era genioso à respeito de tudo relacionado ao seu trabalho.

Letra da música

Don’t hold yourself like that
You’ll hurt your knees
I kissed your mouth and back
But that’s all I need
Don’t build your world around volcanoes melt you down

What I am to you is not real
What I am to you you do not need
What I am to you is not what you mean to me
You give me miles and miles of mountains
And I’ll ask for the sea

Don’t throw yourself like that
In front of me
I kissed your mouth your back
Is that all you need?
Don’t drag my love around volcanoes melt me down

What I am to you is not real
What I am to you you do not need
What I am to you is not what you mean to me
You give me miles and miles of mountains

And I’ll ask for what I give to you
Is just what i’m going through
This is nothing new
No no just another phase of finding what I really need

Is what makes me bleed
And like a new disease she’s still too young to treat
Volcanoes melt me down
She’s still too young

I kissed your mouth
You do not need me

Um comentário em “O que quer dizer a letra de “Volcano” (Damien Rice)?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *