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A música que Chris Cornell odiava gravar: “Depois disso, só gravei meus vocais sozinho”

A linha entre o pessoal e o público na música pode ser cruel — e, para Chris Cornell, essa fronteira ficou especialmente incômoda dentro do estúdio.

Mesmo após anos de estrada com o Soundgarden, banda que ajudou a fundar em 1984 e com a qual se consagrou como uma das vozes mais potentes do grunge, Cornell nunca se sentiu à vontade com um aspecto crucial da criação musical: gravar vocais sob os olhos atentos de engenheiros e produtores.

Em entrevista antiga relembrada nesta quarta-feira, o vocalista revelou o quanto detestou o processo de gravação de “Black Hole Sun”, clássico absoluto lançado em 1994.

“Lembro que o Michael [Beinhorn, produtor] me fez cantar a música 11 ou 12 vezes, e depois montou uma ‘comp’ com os vocais principais… eu odiei”, contou Cornell, descrevendo a frustração de repetir uma performance emocionalmente carregada sob a rigidez do estúdio — e pior: com plateia.

Foi aí que ele decidiu mudar tudo.

“Depois disso, comecei a gravar todos os meus vocais sozinho. Eu fazia a engenharia de som e tudo. Só eu e o microfone.”

A decisão não foi capricho, mas um retorno às origens. Para Cornell, o ambiente ideal para registrar suas emoções era o mesmo onde as músicas nasciam: na solidão. “Sempre funcionou quando eu gravava demos em casa”, explicou. “Então fazia sentido levar isso pro estúdio.”

Embora muitas bandas tratem o estúdio como um espaço de experimentação coletiva, Cornell enxergava o processo como algo profundamente íntimo. Afinal, cantar sobre dor, angústia e transcendência exigia mais do que afinação — pedia vulnerabilidade. E vulnerabilidade não combina com sala cheia.

“Black Hole Sun” acabou se tornando um dos maiores sucessos do Soundgarden — mas, ironicamente, foi também o gatilho para que Chris Cornell abandonasse de vez a ideia de performance sob supervisão.

A partir dali, ele voltou a fazer o que sempre soube melhor: cantar como se ninguém estivesse ouvindo. [Via FarOutMagazine]