BAR DO BOLÃO

Adeus, casarão: Bar do Bolão se despede da Praça Duque de Caxias após mais de 50 anos como ícone boêmio de BH

O tradicionalíssimo Bar do Bolão, localizado na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, está vivendo seus últimos dias em seu endereço histórico. Após mais de cinco décadas de funcionamento no icônico casarão, o bar se despede do espaço neste fim de semana (25 e 26 de outubro), marcando o encerramento de um dos ciclos mais emblemáticos da cultura boêmia de Belo Horizonte.

A mudança ocorre por conta de uma reforma no imóvel, a pedido dos proprietários do casarão. Ainda sem novo endereço confirmado, o Bolão garantiu em comunicado oficial que vai manter sua essência, sua alma e sua famosa tradição gastronômica, onde quer que esteja.


Um ícone de BH que vai além da comida

Não é exagero dizer que o Bolão se tornou um ponto turístico afetivo de Belo Horizonte. Conhecido nacionalmente por seu espaguete à bolonhesa servido na madrugada, o bar foi durante anos o refúgio de músicos, artistas, estudantes, jornalistas e insônes de todos os tipos que circulavam pelas ruas de Santa Tereza — bairro berço do Clube da Esquina e de tantos movimentos culturais da cidade.

O Bolão era mais que um bar: era ritual de fim de festa, lar de histórias de amor e ressacas, palco de encontros improváveis e conversas eternas regadas a cerveja gelada e molho de tomate fumegante.


Uma história que começa em 1961

A trajetória do Bolão começou em 1961, quando o espaço se chamava Bar Rocha & Filhos. Na década de 1970, o bar se estabeleceu no casarão da Praça Duque de Caxias e, desde então, se consolidou como um símbolo vivo da noite belo-horizontina. Atualmente, o bar é administrado pela terceira geração da mesma família, o que reforça a aura familiar e acolhedora que sempre marcou o ambiente.

Em comunicado publicado nas redes sociais, a equipe do Bolão escreveu:

“Seguimos firmes, buscando um novo lar para continuar a escrever essa história que é parte da própria história de Belo Horizonte. Será um novo local, um novo ambiente, mas com o mesmo sabor, a mesma essência, a mesma alma, autenticidade e tradição que sempre fizeram do Bolão um símbolo da cidade.”


Despedida com gosto de memória

Desde o anúncio do encerramento das atividades no casarão, centenas de frequentadores passaram pelo Bolão para uma última visita, tirando fotos, comendo o tradicional espaguete e brindando às boas lembranças.

“Em outubro, nos despedimos da Praça Duque de Caxias, onde vivemos momentos inesquecíveis e construímos memórias com gerações de belo-horizontinos. […] Não sabemos ainda onde e nem quando, Nossa Senhora Aparecida irá nos conduzir”, diz outro trecho do comunicado.

O Mercado Santa Tereza, inclusive, tem sido cogitado por fãs como possível novo lar do bar — o mesmo espaço que vai receber o show do Planet Hemp, outro símbolo de resistência cultural.


Fim de ciclo, não da história

Para quem cresceu em BH, ou mesmo para quem passou por aqui em uma noite memorável, o Bolão não é só bar. É parte do roteiro turístico não oficial da cidade. É o lugar que te oferece um espaguete às 4h da manhã com a mesma disposição de quem acabou de abrir o turno. É um abraço noturno para quem está perdido, com fome ou simplesmente querendo ouvir um samba no balcão.

E, se depender da alma que carrega, o Bolão seguirá eterno — onde quer que renasça.


📍 Último fim de semana no casarão do Santa Tereza
🗓️ Datas: sábado (25) e domingo (26) de outubro
📌 Local: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza – Belo Horizonte