noel gallagher wonderwall

Wonderwall’: a música que Noel Gallagher nunca conseguiu acertar ao vivo

Se existe um meme que nunca morre em festas com violão por perto, ele atende pelo nome de Wonderwall. A música do Oasis, lançada em 1995, se tornou um clássico instantâneo — e um dos hinos mais tocados (e ironizados) da cultura pop. Com sua progressão de acordes simples e letra ambígua, é o tipo de música que qualquer aprendiz de violão se sente pronto para executar.

Mas, curiosamente, para Noel Gallagher, compositor e guitarrista da banda, fazer essa canção funcionar ao vivo foi, por muito tempo, um pesadelo.

“Nunca conseguimos acertar essa música”

Em entrevista à CNN em 2002, enquanto divulgava o álbum Heathen Chemistry, Noel confessou:

“Nunca conseguimos acertar essa música. Na primeira vez que viemos aos Estados Unidos, eu a tocava sozinho. Sentava num banquinho e cantava. Mas aquilo não parecia certo, porque é o Liam quem canta no disco.”

Apesar do desconforto, a escolha por um arranjo acústico caiu nas graças do público.

“Eu pegava o violão e a galera ia à loucura. Mas eu sentia que não estava certo, porque todo mundo esperava por essa música no setlist, e o Liam não estava lá.”

Assim, nasceu o ciclo infinito de versões de “Wonderwall” por gente que, armada de um violão e um gole de coragem, decide prestar sua homenagem no bar ou na fogueira — com resultados, digamos, variados.

Um hit amado pelo mundo, odiado pela banda

Mesmo sendo o maior sucesso comercial do Oasis — ao lado de “Don’t Look Back In Anger” e “Live Forever” —, “Wonderwall” nunca foi a queridinha dos irmãos Gallagher. Em várias entrevistas, Noel já classificou a música como uma das suas menos favoritas.

“’Wonderwall’ é uma das que menos gosto, porque sinto que não está finalizada. Se eu pudesse voltar no tempo, teria escolhido outra música como cartão de visitas. Provavelmente ‘Some Might Say’”, revelou.

A maldição do próprio sucesso

Ironicamente, foi justamente esse estranhamento com o hit que alimentou a tensão entre os irmãos, culminando no fim da banda em 2009. E, embora o tempo tenha passado e a paz — ao menos temporária — tenha voltado com a reunião em 2025, é difícil não imaginar a dupla engolindo o orgulho a cada vez que os acordes de “Wonderwall” ecoam pelos estádios lotados da turnê de retorno.

Com cerca de £50 milhões previstos para cada irmão na nova leva de shows, é bem possível que os Gallagher tenham, enfim, “se dado conta do que têm que fazer”.

E isso, claro, inclui tocar aquela música que eles próprios nunca conseguiram amar como o mundo amou.

https://www.youtube.com/watch?v=DL0auwO0bWE