Garbage anuncia fim das grandes turnês nos EUA

Garbage anuncia fim das grandes turnês nos EUA: “A indústria tornou isso inviável”

Shirley Manson desabafa sobre os bastidores da música ao vivo e critica duramente o mercado fonográfico

A icônica banda Garbage confirmou que sua atual turnê pela América do Norte — batizada de Happy Endings Tour — será a última grande turnê nos Estados Unidos. O motivo? Segundo a vocalista Shirley Manson, o culpado é “o roubo da indústria fonográfica”, que teria tornado economicamente inviável manter a estrutura de turnês em larga escala.

O anúncio foi feito em tom emotivo durante o show da banda em Washington, D.C., no dia 23 de setembro, no palco do The Anthem. Diante do público, Manson não poupou palavras:

“Decidimos, como banda, que por causa da economia da indústria da música, temos que reduzir nossa operação de turnês principais. Isso se deve, basicamente, ao roubo da indústria fonográfica, que tornou as turnês muito, muito difíceis.”

A turnê teve início no dia 3 de setembro em Orlando e está programada para terminar em 14 de novembro no festival Corona Capital, na Cidade do México. Segundo a vocalista, esta será a última vez que o Garbage fará uma turnê desse porte no continente norte-americano. (via Consequence of Sound)


Preocupação com artistas independentes

Apesar do tom agridoce, Manson frisou que o grupo é grato pela trajetória. O que mais a preocupa, porém, é o impacto desse cenário em músicos jovens e independentes:

“Eles tiram duas semanas de folga do trabalho, viajam pelo país dormindo em vans, se hospedando em motéis perigosos. Isso é inaceitável. Tem que parar. É inseguro e inaceitável.”

Para a cantora, o Garbage teve “uma trajetória incrível”, mas o modelo atual não se sustenta mais:

“Decidimos que os custos se tornaram insuportáveis. Esta é provavelmente a última vez que vamos entrar em um ônibus e sair em turnê por toda a América do Norte.”


Fãs contra a indústria

Em um dos momentos mais emocionantes do discurso, Manson agradeceu o apoio do público ao longo das décadas, mesmo quando o mercado os dava como carta fora do baralho:

“A indústria dizia que estávamos velhos, que ninguém mais se importava, que ninguém queria tocar nossas músicas ou nos entrevistar. E aí vocês apareceram dizendo: ‘Sai pra lá, Satanás’. E a gente nunca vai esquecer isso.”


Garbage em 2025

O Garbage foi formado em 1993 e mantém a formação clássica com Shirley Manson, Butch Vig, Steve Marker e Duke Erikson, além da nova baixista de turnê, Nicole Fiorentino (ex-Smashing Pumpkins).

Em maio de 2025, a banda lançou seu álbum mais recente, Let All That We Imagine Be the Light, elogiado pela crítica como uma volta inspirada às raízes, com sonoridade pulsante e letras ácidas — como sempre.


Próximas datas da turnê Happy Endings:

  • 28/09 – Chicago, IL

  • 04/10 – Seattle, WA

  • 10/10 – Los Angeles, CA

  • 14/11 – Cidade do México, MX (Corona Capital)

🎫 Ingressos disponíveis em garbage.com/tour